terça-feira, 20 de dezembro de 2011

1 minuto de oração pelo veredicto do pr. Youcef Nadarkhani

A decisão sobre o destino de Youcef Nadarkhani - o pastor cristão que enfrenta a execução por sua fé no Irã - foi novamente adiada.

“A única coisa que o mantém vivo são as nossas orações!” (Redação)
                
Tribunal de Gilan Seção 11, disse que iria emitir a sua decisão até meados de dezembro. No início desta semana, como o prazo se aproximava, o aiatolá Sadegh Larijani, chefe do Judiciário iraniano, interveio.
De acordo com Mohammad Ali Dadkhah, o advogado do Pastor Youcef no Irã, o aiatolá Larijani levou o tribunal estadual a adiar sua decisão para daqui a quatro meses. 
 Este movimento recente parece ser uma tentativa ganhar tempo antes de emitir o que poderia ser uma decisão jurisprudencial. 
Embora o sistema Judicial iraniano seja baseado em um sistema de direito civil que não reconhece o princípio onde um tribunal superior fica vinculado por decisões anteriores, se o líder supremo que fornece a interpretação oficial da lei “A sharia” decide que o pastor Youcef  não é um apóstata, esta decisão poderia ser usada como evidência persuasiva em casos futuros. 
Este resultado pode ser exatamente o que o regime teme e está tentando evitar.
Dadkhah (advogado do pastor) permanece esperançoso de que o atraso recente possa resultar em uma decisão judicial positiva para o pastor Youcef. Com a aproximação do feriado de Natal, continuamos profundamente preocupados, no entanto, sobre as táticas que podem ser usadas ​​para forçar Youcef a se converter ao islamismo. Qualquer tentativa do regime para forçar Youcef a se converter ao islamismo viola, tanto a Constituição iraniana como os princípios internacionais de liberdade religiosa. Cada dia a decisão continuar a deter Youcef por suas crenças é uma violação flagrante dos direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário